Gestão in foco

Prorrogação do Refis não ocorre e causa revolta

 A prorrogação do Refis da Copa não aconteceu e com isso acabou no último dia 25 de agosto o prazo de adesão ao programa de ajuste de débitos tributários. Com isso o que se observa por parte do empresariado é grande revolta em função do prazo muito curto para adesão e dificuldades na consolidação de informações e atendimento na Receita Federal, dentre outros fatores. Esses fatos fizeram que fosse praticamente necessária a prorrogação do prazo de adesão.

Problemas na Receita

O gerente societário da Confirp Consultoria Contábil, Eduardo Amaral, conta que quem buscou a empresa com antecedência conseguiu aderir ao parcelamento sem maiores problemas, contudo, quem deixou para última hora teve diversas dificuldades. “Um dos principais pontos a serem destacados foi as dificuldades de atendimento na Receita Federal, já que nos últimos dias foi praticamente impossível a retirada de senhas de atendimento, isso com certeza fez com que muitas empresas ficassem de fora do Refis”.

“Tínhamos por isso a expectativa da prorrogação do Refis, já que o Governo alterou regras nas últimas semanas e a maior dificuldade enfrentada foi justamente a consolidação dos dados referentes aos débitos na Receita Federal. Mas, agora são muito pequenas as expectativas que posterguem essa adesão”, conta Amaral.

Reclamações por telefone e site

A Confirp, mesmo com o fim do prazo, vem recebendo diversas solicitações de informações sobre o tema em seu site e por telefone. “O sentimento que percebemos por parte desses empresários é de grande revolta, muitos não sabem mais o que fazer e estão ameaçando até mesmo fechar as portas de seus negócios”, conta Amaral. “Isso  mostra a importância da prorrogação do Refis

Outros problemas

Outro ponto questionado pelo gerente da Confirp, foi o calendário apertado de adesão, segundo ele, em outros programas sempre se teve um amplo prazo de adesão, mas para esse foi apenas no período de dia 01 à 25 de agosto, dando aos empresários apenas 25 dias para adesão, isso dificultou o planejamento adequado para adesão a esse importante programa.

Na opinião de Amaral, seria importante que o Governo voltasse atrás em relação a prorrogação do Refis da Copa e ampliasse o prazo, pois com certeza iria possibilitar que mais empresas ajustassem sua situação e além disso aumentaria o caixa do Governo para os próximos meses.

 

Compartilhe este post:

Leia também:

portaria virtual

Portaria Virtual – até que ponto compensa?

Em tempos de crise econômica, o brasileiro é especialista em buscar alternativas. Nos prédios e condomínios não tem sido diferente, tanto é que vem crescendo o número de portarias virtuais no país. Acompanhe todas as reportagens da Gestão in Foco Isso se deve ao fato de que, por mais que

Ler mais
CONFIRP
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.