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Sua Marca pode ter mais valor do que imagina!

Tradicionalmente é questionado no mundo empresarial – quanto vale a marca Coca-Cola, e do Itaú, dentre várias outras famosas. No final do ano de 2021, foi publicado na mídia os valores apurados em duas das mais tradicionais marcas do segmento bancário do Brasil, os valores impressionam: Itaú com a indicação do valor de R$ 40,5 bilhões e o Bradesco da ordem de R$ 27,5 bilhões.

“Entretanto, não são apenas as marcas famosas que são passíveis de valoração econômica, qualquer marca de qualquer empresa tem valor econômico e é passível de avaliação. Aliás, este mecanismo – avaliação de ativos de propriedade intelectual ou mais precisamente, avaliação de marca – tem sido uma relevante ferramenta utilizada por diferentes empresas para diversas finalidades”, explica Rosa Sborgia, sócia da Bicudo & Sborgia Propriedade Intelectual. 

Comum nos dias atuais a avaliação de uma marca e de outros ativos intangíveis (patentes, desenhos industriais, direitos autorais, knowhow, etc),  para fins de apuração do seu valor efetivo e para fins patrimoniais. Também são realizadas avaliações de tais ativos para se obter o seu valor e usar tal ativo (marca, por exemplo) como garantia de um empréstimo, ou em dívida de diferentes naturezas – trabalhista, relação comercial, etc.

“Não é incomum conhecermos que o valor de uma marca ou de uma patente é, muitas vezes, bem superior à somatória de todos os bens patrimoniais de uma empresa”, explica Rosa Sborgia.

Prática tradicional em aquisições empresariais, fusões, cisões e afins são tradicionais as avaliações dos bens patrimoniais/tangíveis (máquinas, equipamentos, automóveis, instalações físicas), como dos bens intangíveis (marca, patente, desenho industrial, ponto comercial, know how, carteira de clientes, etc), para obter-se com critério, o valor do fundo de comércio. 

Portanto, a empresa proprietária de um ativo intangível pode valer-se de uma eficiente avaliação econômica para o uso do valor obtido, em diferentes finalidades empresariais ou operações comerciais. 

Mas como definir esses valores? Segundo José Augusto Barbosa, sócio da Audcorp, empresa especializada em auditoria empresarial, “o valor justo da marca é definido a partir de conceitos tradicionais do mercado financeiro de avaliação de ativos, corroborados por pesquisas que avaliam sua dimensão de força ou utilidade, o quanto significa para os negócios da empresa, ou seja, o poder da marca e o seu reconhecimento pelo consumidor”.

Ele complementa que, dentre outras, se destacam duas metodologias que se baseiam no princípio de que a marca possui característica de risco, e tem a parcela de seu valor gerado ou identificado por meio da determinação do Valor Econômico Adicionado (Economic Value Added) da empresa. São elas:

MÉTODO DE FLUXO DE CAIXA DESCONTADO  – Nesta abordagem procura-se obter o valor da marca por meio da determinação do valor atual da renda ou rendimentos (fluxos de caixa) futuros, gerados direta ou indiretamente por esses ativos.  Desta forma, o objetivo é determinar quais elementos do fluxo geram valor ao ativo, calculando, assim, o valor de uma marca.

MÉTODO DE FLUXO DE CAIXA LIVRE – Esse método tem como premissa a comparação da situação das empresas em um ambiente de concorrência e das operações por ela já realizadas. O fluxo de caixa livre é, basicamente, o dinheiro disponível depois de realizados todos os pagamentos obrigatórios.

José Augusto explica que, independentemente do método, o cálculo, geralmente, é feito a partir de conceitos tradicionais do mercado financeiro de avaliação de ativos, além de pesquisas que mostram a força na marca e seu peso diante do poder de compra dos consumidores.

Na avaliação de um ativo intangível, particularmente uma marca, os principais fatores levados em consideração são:

  • Qual o contexto de exploração da marca, o modelo de negócios e o benefício esperado;
  • Incertezas mercadológicas, legais e de proteção da marca;
  • Em quais regiões a marca será explorada (exploração regional X nacional X internacional).

Cuidados a serem tomados quanto à proteção da marca, patente ou direito autoral que impactam na sua segurança jurídica e no seu valor econômico

Um ponto que poucos sabem é que os ativos de propriedade intelectual, quais sejam, a marca, a patente, o direito autoral dentre outros, por possuírem valor econômico e pertencerem ao patrimônio da empresa, podem ser utilizados em diferentes objetivos e ainda afetados pelas ocorrência da empresa

Um exemplo tradicional praticado no mundo jurídico é a penhora destes ativos  para satisfazer dívidas da empresa titular, pois, justamente por serem estes ativos patrimoniais e econômicos, eles suportam o endividamento da empresa. Não é incomum conhecer nos dias atuais que uma marca ou uma patente foi penhorada por dívida tributária ou trabalhista. Neste sentido, de forma regular e dentro dos parâmetros legais, as empresas têm buscado condições de blindar tais ativos, visando evitar as suas perdas e ensejando em estrangulamento da atividade operacional da empresa. 

Outra ocorrência que afeta os ativos intangíveis (propriedade intelectual), exigindo a avaliação econômica de quaisquer destes para apurar o seu valor, é a dação em garantia de empréstimos ou financiamentos. Comumente aceito pelas tradicionais instituições bancárias, a marca, por exemplo, serve de garantia no levantamento de um empréstimo bancário pela sua empresa titular. 

Confirma-se portanto, a importância destes ativos, os quais devem ser observados pelos empresários para mantê-los devidamente regularizados por meio de registros, garantindo às suas empresas titulares o direito de exclusividade de exploração comercial no seu segmento empresarial, como também, como ferramenta econômica para movimentar a estrutura empresarial em diferentes frentes, explicam Rosa Sborgia e Augusto Barbosa. 

“A avaliação econômica de ativo intangível, no caso, de uma marca, com processo de proteção ainda em andamento, ou seja, registro não concedido o qual dá estabilidade de exclusividade no direito à marca, até é possível, porém o valor obtido acaba se tornando inconsistente, pois, no caso de indeferimento de tal processo em razão de alguma anterioridade, o status do valor obtido em tal avaliação cai por terra e quebra a credibilidade do valor lançado como de propriedade exclusiva da empresa”, explica Rosa Sborgia.

Salienta-se assim que devido a estas condições de direito é que a empresa nos dias atuais, não pode mais ficar sem proteger a sua marca, a sua patente, o seu desenho industrial e direito autoral (ativo intangível), pois além do risco de terceiros de reproduzir ou imitar no mesmo segmento da  empresa, forçando-a a alterar, por exemplo, a marca, também, provoca risco irreversível de perda do seu valor econômico, ora conquistado por esforço exclusivo da empresa criadora de tal título.

Nota-se que somente com o registro da marca, do desenho industrial, da patente, etc,  é que a empresa obtém a certeza do direito sobre tal título e garantia de exclusividade de uso e exploração do citado nome no seu segmento empresarial. 

Contabilização do valor apurado da marca e outros títulos intangíveis

Apesar da importância dos títulos intangíveis – títulos classificados na propriedade intelectual – já que são reconhecidos no mundo empresarial como os ativos mais valiosos na empresa moderna, a forma de contabilização do valor apurado em um processo de avaliação oficial possui particularidades e deve ser acompanhado de perto por um profissional da área econômica e/ou contábil para evitar erros de registros contábeis para a empresa. Isto por que, a contabilização do valor econômico apurado na avaliação, deve seguir instruções do Comitê Internacional de Normas de Avaliação (IVSC) e do Comitê Internacional de Normas Contábeis (IASB) (no Brasil representado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)), através das suas diretrizes, mais particularmente frente a IVS 210 e do Pronunciamento Técnico CPC 04. 

Em regra, o valor econômico obtido na avaliação de quaisquer destes ativos (ou de outros), é registrado em um laudo, o qual acompanha o balanço patrimonial, sendo que os dois instrumentos juntos formam o demonstrativo contábil econômico da empresa. 

Como se apura, a riqueza de uma empresa não se repousa apenas nos ativos tangíveis, ou seja, nos físicos. Os ativos intangíveis assumiram papel relevante na estrutura empresarial e, muitas vezes, são efetivamente reconhecidos como mais valiosos do que os tangíveis. Daí a necessidade da atenção do empresário em mantê-los devidamente registrados, bem como, valer-se dos mesmos por meio de avaliações oficiais que provoquem as obtenções dos seus valores econômicos reais, aproveitando-se a empresa destes ativos como instrumento econômico de acordo com a sua necessidade e possibilidade.  

Assim, investir nos ativos intangíveis é investir no sucesso de um negócio!

 

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