Vem sendo complicada a passagem pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei Complementar 221, que atualiza e amplia o Simples Nacional.

O sonho de um grande número de empresários do Brasil foi aprovado por unanimidade na semana passada. Ontem (14 de maio) foram deliberados mais três destaques, todavia, outros destaques não têm data para votação e já existem riscos de obstruções partidárias ao projeto.

Se a Lei entrar em vigor um número muito maior de empresas poderão aderir ao sistema simplificado de tributação (Simples Nacional). Além disso, também ocorrerão outras vantagens, como um mecanismo mais racional para a substituição tributária e diminuição da burocracia para as micro e pequenas empresas.

“O projeto está próximo de ser aprovado e se isso ocorrer serão inclusos ao programa 140 novas atividades de micro e pequenas empresas, contudo, ainda há necessidade de pressão ao Congresso para que a aprovação final ocorra o mais rápido possível, sendo que neste ano teremos eleições e Copa do Mundo”, alerta Welinton Mota, diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil.

“Além dos destaques, ainda é necessário que o projeto do Simples Nacional passe pelo Senado Federal. Entretanto, nos moldes que vem caminhando o principal critério para inscrição será o faturamento anual (atualmente R$ 360 mil para as microempresas e R$ 3,6 milhões para as pequenas) e não mais a atividade das empresas”, acrescenta o diretor da Confirp.

Dentre as empresas que serão beneficiadas estão as de medicina, odontologia, psicologia, advocacia, arquitetura, engenharia, corretagem, auditoria, economia, administração, jornalismo, publicidade, dentre outros.

“O Simples Nacional é um regime simplificado de pagamento de tributos que beneficia as micro e pequenas empresas. Para aderir, além da limitação de faturamento, era fundamental que a atividade da empresa possibilitasse, e é isso que está alterando. Contudo, as empresas também não poderão aderir se os sócios possuírem impedimentos”, detalha Mota.

Para as empresas que faturam pouco o programa é muito vantajoso, além de ter o benefício da simplificação dos processos. Com o Simples as micro e pequenas empresas fazer o recolhimento de oito impostos – seis federais, um estadual (ICMS) e um municipal (ISS) – por meio de uma única guia. Só é excluída a contribuição previdenciária.

Veja mais alguns dos vários outros benefícios para as micro e pequenas empresas com o Simples Nacional:

• Diminuição dessas empresas submetidas a substituição tributária;

• Desenvolvimento de Cadastro Nacional Único, tendo o CNPJ como identificador e unificação do processo de obtenção de inscrições;

• Tratamentos diferenciados para que essas empresas obtenhas alvarás e outros benefício análogos;

• Incentivo a exportação com alteração na carga tributária;

• Facilidade para essas empresas emitirem Nota Fiscal, com criação de sistema nacional informatizado sem custos;

• Diminuição dos valores das multas relativas a obrigações acessórias.

 

Compartilhe este post:

Leia também:

pix

PIX conquista brasileiros, mas golpes também evoluem

O PIX caiu no gosto dos brasileiros, com grande parcela da população já utilizando para transações financeiras. Contudo, após mais de um ano de início do uso, já surgiram diversas estratégias de golpes registradas utilizando essa ferramenta.  Isso abriu o debate sobre utilização de dados pessoais e, cada vez mais,

Ler mais
gravidez

Gravidez e lactação muda na reforma

As questões de gravidez e lactação (amamentação) sempre foram de grande relevância nas leis trabalhistas, estando claro a importância desse ciclo para as mães e filhos. Todavia, ajustes eram necessários, principalmente em casos de trabalho em locais insalubres. Leia a edição da Revista Gestão in Foco na íntegra que fala

Ler mais
pescar

“Tá nervoso? Vai pescar!”

“Tá nervoso? Vai pescar” é uma frase que muitos empresários estão levando cada vez mais a sério. Existem, atualmente, vários grupos de empresários que se reúnem para relaxar em períodos de pescas – um mercado com muitas alternativas de locais e de produtos para os praticantes. Fato é que, de

Ler mais
CONFIRP
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.