Gestão in foco

Programa para declaração do IR está disponível

A Receita Federal disponibiliza hoje o programa para a declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2014. Dessa forma, os contribuintes poderão acessar o site www.receita.fazenda.gov.br e fazer o download do formulário eletrônico para iniciar a digitação de seus dados.

O envio só será possível a partir do dia 6, mas, segundo especialistas, é importante que comecem desde já a se preparar. Normalmente, o quanto antes for feita a entrega das informações ao Fisco, mais cedo receberão a restituição.

O conselheiro do CRC-SP (Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo) Sebastião Gonçalves dos Santos lembra que, se a pessoa já tiver, em seu computador, a declaração de 2013, o trabalho será facilitado. O programa pergunta se o usuário quer fazer a importação dos dados do ano anterior, como o nome da fonte pagadora e da empresa de seu plano de saúde, por exemplo. “Mas é preciso revisar, para ver se não houve mudanças”, alerta.

Ele acrescenta que, mesmo que os dados do formulário do ano passado tenham se perdido, o número de recibo do envio de 2013 não é obrigatório para o preenchimento do novo documento. “O sistema vai dar um aviso, mas não vai impedir de mandar (para o Fisco)”, observa. O diretor da consultoria Confirp Richard Domingos, cita que esse número só é importante se a pessoa for fazer declaração retificadora, ou seja, se constatou algum erro, depois que já fez a entrega, e resolveu corrigi-lo. Neste caso, a pessoa terá de agendar pelo 146 ida a unidade da Receita para pedir o número do recibo anterior – a não ser que tenha o certificado digital, que permite a consulta a essa informação na base de dados do Fisco.

Domingos observa ainda que as empresas têm, neste ano, a possibilidade de fornecer arquivos para seus trabalhadores importarem os dados, o que minimizará falhas de digitação do contribuinte. Sexta-feira é o prazo limite para os empregadores fornecerem os informes anuais de rendimentos a seus funcionários.

ISENTOS – Especialistas recomendam que o isento (por exemplo, por ter tido a soma de rendimentos tributáveis inferior a R$ 25.561,70 em 2013), verifique se é interessante fazer a declaração. “Se a pessoa teve retenção (imposto retido na fonte), deve declarar para restituir”, afirma Santos.

Fonte – Leone Farias

Do Diário do Grande ABC

Compartilhe este post:

Leia também:

investidor

Que tipo de investidor você é?

Investir no cenário econômico brasileiro é um caminho para poucos. Saber investir de acordo com seu perfil é algo ainda mais complexo. As informações sobre o tema são muitas e desencontradas, algo que gera ainda mais dúvidas. Baixe agora a Gestão in Foco Uma coisa é certa: caminhos como a

Ler mais
CORRETORAS OU BANCOS LINKEDIN

Corretoras ou bancos: qual o melhor caminho?

Por muitos anos, a vida financeira dos brasileiros esteve refém de bancos ou de colchões, pois não existiam alternativas para guardar os valores ganhos e poupados. Além disso, poupar não era comum, já que a instabilidade econômica acompanhou a economia brasileira por muitos anos, fazendo com que diversas famílias apenas

Ler mais
financial gcba

Mais de 870 mil brasileiros ainda na malha fina – Veja o que fazer

Segundo dados da Receita Federal entre março e setembro de 2021, foram recebidas 36.868.780 declarações do IRPF 2021, ano-base 2020. Destas, 869.302 declarações foram retidas em malha. Esse número representa 2,4% do total de documentos entregues. São 666.647 declarações com Imposto a Restituir (IAR), representando 76,7% do total em malha;

Ler mais
funil de vendar

Funil de vendas – entenda mais sobre esse tema importante

Qualquer profissional da área comercial que não ficou desatualizado nos últimos dez anos, já ouviu falar da técnica de funil de vendas. Na verdade, esse termo existe há um bom tempo, mas foi potencializado ultimamente. O método é, muitas vezes, utilizado de forma distorcida dentro do universo do marketing digital

Ler mais
CONFIRP
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.