As empresas do Simples Nacional terão uma preocupação extra nos próximos meses. Isso por que a implantação do eSocial, que se dará nos próximos meses ocasionará a alteração na obrigatoriedade de uso do Certificado Digital para as empresas do Simples Nacional.
Como estas empresas ficarão obrigadas a entregar de maneira online a GFIP, recolhimento do FGTS ou entrega de declarações ao eSocial, haverá uma mudança nas rotinas trabalhistas nessas situações. A principal é a necessidade do uso do Certificado Digital para as empresas do Simples Nacional, conforme cronograma a seguir:
Obrigatoriedade do Certificado Digital para as empresas do Simples Nacional |
Vigência |
Mais de dez empregados | Até 31.12.2015 |
Mais de oito empregados | A partir de 1°.01.2016 |
Mais de cinco empregados | A partir de 1°.07.2016 |
Foi excluída a possibilidade de outorga de procuração não eletrônica a pessoa detentora de certificado digital, para a entrega da GFIP e recolhimento do FGTS, em caso de número de empregados superior a dois e inferior a onze.
O que é o certificado digital?
O certificado digital cada vez mais se torna uma ferramenta fundamental para as empresas, sendo um documento eletrônico que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, uma empresa ou um site, para assegurar as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com presunção de validade jurídica.
Diversos segmentos da economia já utilizam a certificação digital em suas atividades. Essas áreas utilizam a tecnologia que certifica a autenticidade dos emissores e destinatários dos documentos eletrônicos, garantindo sua privacidade e inviolabilidade.
Tire o Certificado Digital para as empresas do Simples Nacional com a Confirp
Para maior facilidade das empresas parceiras e clientes, a Confirp estabeleceu parcerias que estabelecem as melhores soluções de certificação digital específicas para cada tipo de negócio, de acordo com a necessidade do cliente.
Veja os Benefícios em se adquirir seu certificado digital com a Confirp
- Economia de tempo e redução de custos;
- Desburocratização de processos;
- Validade jurídica nos documentos eletrônicos;
- Possibilidade de eliminação de papéis;
- Autenticação na Internet com segurança.
Entre em contato agora com a Confirp!