Gestão in foco

Refis da Copa – semana promete definições sobre o tema

A definição da reabertura do período para adesão ao Refis da Copa pode ocorrer nesta semana. O deputado Newton Lima, relator da Medida Provisória 651/2014 que contém a proposta de prorrogação, já sinalizou que deve se reunir com representantes do Ministério da Fazenda provavelmente na quarta-feira (24) para detalhar como será essa prorrogação.

Segundo apurado, está praticamente tudo certo para o programa ser reaberto após as eleições, perdurando até o fim do ano. Isso é uma resposta do Governo Federal ao grande número de reclamação relacionado ao Refis da Copa, e assim se tenta reverter a repercussão negativa que o tema vem ocasionando até o momento, que teve como principais impulsionadores o período de adesão que foi muito curto (menos de um mês), além de erros e problemas no fornecimento de informações, nas sedes da Receita Federal.

Se isso ocorrer, será uma importante vitória de diversas associações e da Confirp, que vem seguida vezes apontado os problemas ocorridos. O prazo finalizado para adesão ao Refis da Copa foi no dia 25 de agosto, contudo, boa parte dos contribuintes não conseguiram seque consolidar os dados de débitos por causa de dificuldades no fornecimento dos dados. Além disso, pontos questionados são o prazo curtos para adesão e problemas na hora de consolidar os dados. Além é claro dos problemas encontrados na Receita Federal.

O número de empresas que não puderam ajustar sua situação com o Fisco é considerável e a arrecadação do Governo foi bem abaixo do esperado. Segundo o gerente societário da Confirp Consultoria Contábil, Eduardo Amaral, “a grande maioria das empresas que nos procuraram não tiveram problemas para aderir, principalmente quando houve antecedência, contudo, quem deixou para última hora teve grandes dificuldades, principalmente para terem atendimento na Receita Federal, sendo impossível a retirada de senhas de atendimento”.

“Ainda estamos esperando a prorrogação tendo demandas de clientes para adesão. Um fato que tem gerado grande parte das reclamações é que as regras foram alteradas nas últimas semanas “, conta Amaral.

Na Confirp, o Refis da Copa ainda é um assunto muito procurado pela área comercial, mesmo com o fim do prazo, são muitas as solicitações de informações sobre o tema em seu site e por telefone. Na opinião de Amaral, será importante a prorrogação d o prazo, pois possibilitará que mais empresas ajustassem sua situação e, além disso, aumentará o caixa do Governo para os próximos meses.

 

Compartilhe este post:

Leia também:

Legalizacao dos Jogos no Brasil – Veja a Importancia do Compliance

Legalização dos Jogos no Brasil – Veja a Importância do Compliance

A recém-sancionada Lei n° 13.756/2018, que legalizou as apostas esportivas no Brasil, inaugurou efusiva discussão entre os players do mercado de jogos sobre as vantagens de iniciar a exploração desse segmento em nosso país. Sobretudo entre os mais otimistas, que acreditam nessa medida como o marco brasileiro inicial da legalização

Ler mais
eSocial hoje

Sua empresa e o eSocial – uma nova realidade

O eSocial veio para ficar e o ano de 2018 vem sendo determinante para a sua implantação. Fato é que desde o dia 1º de janeiro passou a valer para muitas das empresas do Brasil o projeto do Governo Federal de unificar o envio de informações pelo empregador sobre seus

Ler mais
bitcoins

Bitcoins: investimento ou risco?

Bitcoin: termo que até pouco tempo poucas pessoas conheciam e que agora se tornou uma verdadeira febre. Muitos estão correndo atrás desta criptomoeda na intenção de enriquecer rapidamente, já que em 2017 o investimento nela se mostrou muito rentável. Mas será que investir nessa linha é realmente tudo isso? Acompanhe

Ler mais
CONFIRP
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.