A definição da reabertura do período para adesão ao Refis da Copa pode ocorrer nesta semana. O deputado Newton Lima, relator da Medida Provisória 651/2014 que contém a proposta de prorrogação, já sinalizou que deve se reunir com representantes do Ministério da Fazenda provavelmente na quarta-feira (24) para detalhar como será essa prorrogação.
Segundo apurado, está praticamente tudo certo para o programa ser reaberto após as eleições, perdurando até o fim do ano. Isso é uma resposta do Governo Federal ao grande número de reclamação relacionado ao Refis da Copa, e assim se tenta reverter a repercussão negativa que o tema vem ocasionando até o momento, que teve como principais impulsionadores o período de adesão que foi muito curto (menos de um mês), além de erros e problemas no fornecimento de informações, nas sedes da Receita Federal.
Se isso ocorrer, será uma importante vitória de diversas associações e da Confirp, que vem seguida vezes apontado os problemas ocorridos. O prazo finalizado para adesão ao Refis da Copa foi no dia 25 de agosto, contudo, boa parte dos contribuintes não conseguiram seque consolidar os dados de débitos por causa de dificuldades no fornecimento dos dados. Além disso, pontos questionados são o prazo curtos para adesão e problemas na hora de consolidar os dados. Além é claro dos problemas encontrados na Receita Federal.
O número de empresas que não puderam ajustar sua situação com o Fisco é considerável e a arrecadação do Governo foi bem abaixo do esperado. Segundo o gerente societário da Confirp Consultoria Contábil, Eduardo Amaral, “a grande maioria das empresas que nos procuraram não tiveram problemas para aderir, principalmente quando houve antecedência, contudo, quem deixou para última hora teve grandes dificuldades, principalmente para terem atendimento na Receita Federal, sendo impossível a retirada de senhas de atendimento”.
“Ainda estamos esperando a prorrogação tendo demandas de clientes para adesão. Um fato que tem gerado grande parte das reclamações é que as regras foram alteradas nas últimas semanas “, conta Amaral.
Na Confirp, o Refis da Copa ainda é um assunto muito procurado pela área comercial, mesmo com o fim do prazo, são muitas as solicitações de informações sobre o tema em seu site e por telefone. Na opinião de Amaral, será importante a prorrogação d o prazo, pois possibilitará que mais empresas ajustassem sua situação e, além disso, aumentará o caixa do Governo para os próximos meses.