Gestão in foco

PIS – Cadastro online para primeiro emprego

É obrigatório o cadastramento de PIS via Web (via Internet), pelo Empregador para os funcionários com primeiro emprego. Efetivamente o que ocorre é que agora é de responsabilidade da empresa (Empregador) fazer esse cadastro, o que faz com que as contabilidades fiquem impossibilitadas de fazer tal cadastramento diretamente nas agências da Caixa.

PIS primeiro emprego

Quer ter toda a seguranças para sua empresa na área trabalhista e em outras? Entre em contato com a Confirp!

O cadastramento do PIS via Internet é uma forma do governo transformar esse registro mais simples e moderno e é impositivo, ou seja, deverá ser feito por todas as empresas que tenham funcionários ou pretendam contratar funcionários com 1º emprego.

O número de PIS (NIS) é a identificação do trabalhador perante a Previdência Social, CAGED, Caixa Econômica Federal, RAIS, etc. Portanto, a falta do cadastro impossibilita o pagamento do FGTS e o envio das obrigações mensais e anuais. Essa é mais uma medida decorrente da implantação do ESOCIAL.

O acesso ao Cadastro NIS (Número de Identificação Social) não exige Certificado Digital. Basta usar e-mail e senha. A autorização deste e-mail de acesso é feita por meio do preenchimento e assinatura de formulário específico, chamado FICUS/E, que deverá ser entregue na agência da Caixa de relacionamento da Empresa. Esse formulário deverá ser preenchido com os dados da empresa e da pessoa que irá acessar o sistema.

Entenda como funciona o cadastramento do PIS

Para cadastro, o sócio ou representante legal da empresa deverá comparecer a qualquer agência da Caixa, munido dos seguintes documentos:

• Formulário FICUS/E devidamente preenchido pela empresa.

• CPF e da Carteira de Identidade do usuário externo (Cópia autenticada)

• CARTÃO DO CNPJ (cópia)

• Documentos relativos à constituição da empresa e do representante legal (cópia autenticada):

• CPF e da Carteira de Identidade do sócio ou representante legal da empresa (cópia autenticada)

 

Compartilhe este post:

image e

Leia também:

horacio villen

Regularização de débitos tributários: governo busca simplificação

Sempre houve uma grande reclamação sobre a dificuldade na regularização de débitos nas empresas no país, mas são várias iniciativas que estão sendo tomadas recentemente pelo Fisco para facilitar esse processo. São ações que funcionam de formas distintas, mas que têm como impacto a desburocratização. Dois exemplos que podemos citar

Ler mais
reclameaqui

Fuja das reclamações e coloque sua empresa em foco

Você já se adequou ao Consumidor 2.0? O termo pode parecer estranho, mas é muito atual e dele poderá depender os seus negócios, esse é o novo consumidor, mais conectado, informado e social do que nunca. É ele que pode divulgar sua empresa gratuitamente se gostar do que foi oferecido.

Ler mais
tributacao

Os caminhos para pagar menos tributos na crise

A dificuldade de caixa para as empresas arcarem com as contas nesse período de crise faz com que estas busquem por alternativas e os tributos, invariavelmente, se tornam um foco de atenção, já que são responsáveis por grande parcela dos gastos nos cotidianos dos negócios. “Por mais que o Governo

Ler mais
CONFIRP
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.