A Confirp Contabilidade realizará uma palestra gratuita sobre Bloco K do Sped Fiscal no próximo dia 20 de mais, da 8h30 às 13 horas, em seu auditório, no Bairro Jabaquara.
Os palestrantes serão o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota, e o consultor de tecnologia da SYMM Consultoria, Renato Engelmann. As inscrições podem ser feitas pelo site https://confirp.com.br/eventos/ ou pelo telefone 11 5078-3018.
O Bloco K do Sped Fiscal vem sendo um dos temas que mais estão preocupando os empresários brasileiros neste ano, mesmo com a decisão do CONFAZ de que a implementação da obrigatoriedade da escrituração fiscal digital do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque fosse prorrogada para 2016.
Ocorre que mesmo com a prorrogação, ainda são muito grande as dúvidas e o principal motivo para a prorrogação foi a complexidade dessa nova obrigação que moderniza a forma de envio de informações tributárias ao fisco. Mesmo já sendo o livro físico obrigatório anteriormente, ele praticamente não era preenchido por ser muito complexo e praticamente não haver fiscalizações.
“O que o governo estava exigindo é muito complexo, pois terá que ser detalhado o consumo específico padronizado por peça fabricada, contabilizando também as perdas recorrentes em um processo produtivo, e substituições de insumos decorrentes desse processo”, alertou o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota.
Outro ponto que forçou a prorrogação foi a falta de informações, já que ainda havia entendimentos controversos sobre a abrangência. Principalmente em relação a obrigatoriedade para empresas atacadistas e de varejo.
Sobre o Bloco K do Sped Fiscal
O Bloco K do Sped Fiscal é uma ferramenta do fisco para combate à sonegação fiscal, possibilitando acesso a todas as etapas de produção e consumo de produtos dos processos produtivos e movimentações de entradas e saídas das empresas. Possibilitando o cruzamento de dados apurados pelo Sped, com os inventários das empresas, apontando com maior facilidade saldos que não se justifiquem.
O livro Registro de Controle da Produção e do Estoque é no qual é registrado às entradas e saídas, à produção e às quantidades relativas aos estoques de mercadorias de acordos com as legislações do ICMS (estadual) e a do IPI (federal).