Confirp Notícias

Aprovação de contas de administradores é coisa séria e poderia ter evitado o escândalo das Lojas Americanas!

Com o advento dos problemas nas demonstrações contábeis das Lojas Americanas, que vieram a público em janeiro de 2023, deu para entender o quanto as demonstrações contábeis de uma empresa podem afetar o mercado, reforçando a importância da aprovação de contas de administradores de sociedades limitadas.
Pelas demonstrações financeiras os fornecedores calculam os limites de crédito para fornecimento de prazos, as instituições financeiras determinam limites de créditos, os sócios visualizam os resultados e a capacidade de distribuir dividendos.
Todas as informações relacionadas nas demonstrações financeiras devem representar fielmente o que ocorreu na gestão operacional, econômica e financeira de seus administradores e é fundamental que sejam aprovadas pelos sócios cotistas da companhia, incluindo os que exercem papel de capitalistas (aqueles que não participam da administração do negócio).
E é na Reunião Anual de Quotistas, que deve acontecer até 30 de abril de cada ano, que as contas (balanço patrimonial e resultados econômicos obtidos no ano anterior) devem ser deliberada e aprovadas, sendo documentada através de uma Ata que deve seguir para arquivamento na Junta Comercial ou Cartório de Títulos e Documentos da Pessoa Jurídica.
Essa obrigação alcança todas as Sociedades Limitadas com dois ou mais sócios (não optantes pelo simples nacional). Sendo uma ação primordial para segurança dos administradores de uma empresa, sendo que a Ata é um procedimento que faz com que os administradores se eximam de responsabilidades pessoais por perdas e danos perante os sócios e terceiros.
Apesar de ter se tornado fundamental, muitas empresas ainda não realizam essa obrigação, que atinge a grande maioria das organizações formais do país e está entre as novas exigências do Novo Código Civil, em vigor desde 2003.

A Ata de Assembleia ou Ata de Reunião visa dar funcionalidade ao Código Civil no que diz respeito à demonstração de boa-fé da Sociedade Limitada em trazer à público a situação contábil de uma empresa”, explica o diretor-executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos.
Neste sentido, muitas instituições financeiras, empresas de economia mista, entre outras, vêm incluindo nos seus registros, a obrigatoriedade da apresentação deste documento para efetivo cadastro ou participação de contratos comerciais.

É muito importante a realização desta assembleia no prazo legal, caso isto não ocorra é constituído violação à lei, e pode sujeitar os administradores da sociedade a importantes reflexos no campo da responsabilidade pessoal pelas obrigações sociais. Além disto, as empresas que não o fizerem podem ser prejudicadas em negócios que pretendam fazer”, avalia Richard Domingos.

Ainda segundo o diretor da Confirp Contabilidade, não há uma ata de reunião padrão. Para cada caso será analisado o Contrato Social da empresa a fim de elaborar a ata e após levar o registro. “Os prejuízos causados pelos administradores das Lojas Americanas no mercado, fará com haja uma mudança no comportamento dos credores (fornecedores, debenturistas, instituições financeiras, dentre outros), buscando colocar no polo passivo de eventuais inadimplência, os administradores que não tiverem suas contas aprovadas em reunião pelos cotistas. Assim esse documento sai do rol de uma simples “obrigação” e passa a ser um papel vital para “proteção” dos administradores sócios ou não sócios”, conclui.

 

Compartilhe este post:

Aprovação de contas

Entre em contato!

Leia também:

receita divulgacao

Prazos das declarações do Simples Nacional e do MEI acaba em 30 de junho

O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou a Resolução nº 153, prorrogando para o dia 30 de junho de 2020 o prazo de apresentação da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) e da Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) , referentes ao ano calendário de 2019. A Medida, publicada no Díário Oficial tem por objetivo diminuir os impactos econômicos causados pela pandemia do Covid-19 no Brasil. Antes o CGSN já havia aprovado a Resolução nº 152 , prorrogando o prazo para pagamento dos tributos Federais no âmbito do simples nacional. (com informações da Receita Federal) Pagamento do Simples adiado O Governo Federal também publicou o adiamento do pagamento do DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional – em função da crise do Coronavírus (COVID 19) no país. Com isso, os tributos que deveriam ser pagos em abril, maio e junho de 2020, passarão a ter o vencimento nos meses de outubro, novembro e dezembro, respectivamente. Simples Nacional Adiado Ponto importante é que o pagamento do Simples Nacional de fevereiro, que deve ser efetuado normalmente até o próximo dia 20, sendo que não foi adiado. Segundo o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, essa foi mais uma medida acertada da atual equipe econômica, mas as empresas precisam ficar atentas. “A decisão foi muito boa para as empresas, pois elas passarão por um período de grande dificuldade, precisando de caixa para sobreviverem. Contudo, é importante observar que esses pagamentos não foram cancelados e sim adiados, ou seja, terão que ser efetuados no futuro. Para isso será preciso se ter planejamento para o futuro”, explica Domingos. Veja como ficará a agenda de pagamento do Simples Nacional: I – o Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com vencimento para 20 de outubro de 2020; II – o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com vencimento para 20 de novembro de 2020; e III- o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020. Para o diretor da Confirp é fundamental que os gestores das empresas se organizem em relação a esse tema e outras dificuldades que deverão enfrentar em função da crise gerada pelo Coronavírus. “Sei que é um momento muito difícil, mas o maior inimigo é o desespero, assim as empresas precisam se planejar. Pagar o que é preciso nesse momento, mas não esquecer dos compromissos futuros. Para tanto é necessário reunir as lideranças com frequência, de modo virtual é claro, para traçar alternativas e buscar soluções de fortalecimento de caixa”, finaliza Domingos.  

Ler mais
Business Analytics

Programa de Regularização de Débitos (PRD) é reaberto em SP

O Prefeito do Município de São Paulo, por meio do Decreto n° 59.940/, reabriu de 14 de dezembro de 2020 à 29 de janeiro de 2021 o prazo para formalização do pedido de ingresso no Programa de Regularização de Débitos (PRD), instituído pela Lei n° 16.240/2015. O programa é destinado a promover a regularização de débitos relativos ao ISS das sociedades uniprofissionais que foram desenquadradas desse regime por deixarem de atender ao disposto na lei, ou que solicitaram seu desenquadramento até o dia 31 de outubro de 2020. Saiba mais do Programa de Regularização de Débitos Os débitos que podem ser inclusos no PRD, abrangem somente o período em que o sujeito passivo esteve enquadrado indevidamente como sociedade uniprofissional. A Lei nº 16.240/15 instituiu o Programa de Regularização de Débitos – PRD no Município de São Paulo. A Lei nº 16.680/17 em seu Art. 18 autorizou a reabertura do Programa no exercício de 2017. O PRD é um programa de parcelamento para que os contribuintes regularizem os débitos relativos ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS das pessoas jurídicas que adotaram o regime especial de recolhimento de que trata o artigo 15 da Lei nº 13.701, de 24 de dezembro de 2003, com as alterações posteriores, e que foram desenquadradas desse regime por deixarem de atender ao disposto no § 1º do mesmo artigo. Os débitos a serem considerados abrangem tão somente o período em que o sujeito passivo esteve enquadrado indevidamente como sociedade uniprofissional. ATENÇÃO: Poderão ingressar no PRD, nos termos do Art. 18 da Lei nº 16.680/17, as pessoas jurídicas desenquadradas do regime especial de recolhimento do ISS das sociedades uniprofissionais até o dia 1º de setembro de 2017. Para acessar o Portal de Adesão ao PRD é obrigatório o uso de Senha Web, obtida mediante cadastramento pelo aplicativo da Senha Web. Caso não possua a Senha Web, CLIQUE AQUI ou caso a tenha esquecido, CLIQUE AQUI. ATENÇÃO: A Senha Web é gerada bloqueada. O desbloqueio deverá ser realizado pelo contribuinte no Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF) localizado na Praça do Patriarca, nº 69, Térreo e 1º andar. O atendimento será realizado mediante agendamento eletrônico pelo site: http://agendamentosf.prefeitura.sp.gov.br. Fonte: Redação Econet Editora e Prefeitura de São Paulo

Ler mais
Crise de ansiedade

Crise de ansiedade vem se tornando grande problema no mundo corporativo

Sabe o problema que já existia com a ansiedade de colaboradores nas empresas? Com a pandemia a situação se tornou alarmante. Apenas no primeiro ano da pandemia, os casos globais de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com um resumo científico divulgado recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados são alarmantes. Agora, mesmo com a abertura vivida a situação ainda é complexa sendo que as empresas vivem essa situação diariamente. “Hoje temos observados, principalmente entre os mais jovens casos constantes de problemas oriundos da ansiedade vivida. Isso impacta diretamente nos trabalhos e no ambiente corporativo”, explica Cristine Pereira, Gerente da Recursos Humanos da Confirp Consultoria Contábil. Segundo a Gerente, casos de ansiedades sempre foram comuns, mas a situação vem tomando preocupações alarmantes em relação a reação das pessoas. “Tivemos situações de pessoas que não conseguiram desenvolver os trabalhos e que com isso pediram o desligamento do trabalho. Existe todo um conjunto de ações para minimizar essa situação, mas os caminhos estão cada vez mais complexos. Essa doença e os transtornos que as permeiam correspondem a um conjunto de doenças psiquiátricas, caracterizadas por preocupação excessiva ou constante de que algo negativo vai acontecer. As crises de ansiedades quando ocorrem levam as pessoas a não se atentarem ao presente, podendo até mesmo resultar em reflexos físicos, como falta de ar, sudorese e arritmia. A situação é realmente complexa, conforme detalha Vicente Beraldi Freitas, médico e consultor e gestor em saúde. “A ansiedade é uma patologia que é desencadeada pela própria pessoa por fatores internos ou externos e os motivos podem ser várias formas de estímulos. A questão é que a ansiedade está presente em cada indivíduo e na pandemia as pessoas passaram por situações que nunca haviam vivenciado isso com certeza um gatilho para muitas pessoas”,  explica Vicente Beraldi. O especialista complementa que existem pessoas que estão mais propensas a essa situação e também que encontram mais dificuldade de formular reações. “Geralmente pessoas mais flexíveis tem maior tendência para se adaptarem e sofrem menos de ansiedade”, analisa. Contudo, mesmo antes de acontecer a pandemia já se observava um aumento dos casos principalmente nas novas gerações, sendo que muito é explicado pela forma com que as pessoas são criadas atualmente, sendo que ficam praticamente o dia inteiro em frente a smartphones e computadores. “Os jovens cada vez menos estão vivenciando experiências fora do mundo virtual, e também se estabelece uma sociedade em que todos acreditam que alcançaram o sucesso profissional ou pessoal de forma simples. Isso não é uma realidade no mundo real e um dos impactos dessa frustração com certeza é ansiedade”, alerta Vicente Beraldi. Para combater esses problemas existem caminhos para empresas, um desses passa pela intensificação de ações relacionadas a medicina do trabalho que trabalhem o lado de bem-estar. “Uma alternativa é que as empresas podem fazer grupos para vivenciamentos, onde se aprenda a lidar com situações e pessoas. Além disso, as vezes o que falta nas empresas é um setor para prepara a equipe e acompanhe a situação”, explica Vicente Beraldi. Cristine Pereira conta que na Confirp, tem desenvolvido diversas ações para combater esse problema. “A área de recursos humanos da empresa busca cada vez mais próxima aos colaboradores. Fazendo um acompanhamento desde a contratação. Caso se observe algo que posso direcionar a esse quadro já iniciamos uma ação mais aprofundada”, detalha. Ela conta que mesmo sabendo que a situação é de grande complexidade e que os gatilhos para esse problema são variados. As empresas podem e devem buscar reverter essa situação, se aproximando da pessoa com problema e buscando auxiliar. Com isso o retorno se dará em produtividade, diminuição de turnover e em um ambiente profissional mais saudável.  

Ler mais

Contabilidade para Bares e Restaurantes: Como Controlar Desperdícios, Gorjetas, Turnos e Delivery

O setor de bares e restaurantes no Brasil registrou um faturamento recorde de R$ 455 bilhões em 2024, marcando um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Apesar desse desempenho positivo, o desperdício de alimentos continua sendo um desafio significativo.  Estudos indicam que restaurantes podem desperdiçar entre 4% e 10% dos alimentos antes mesmo de chegarem ao prato do cliente. Além disso, 28% do desperdício de alimentos no Brasil ocorre em serviços de alimentação, como bares e restaurantes. Diante desse cenário, a contabilidade especializada se torna essencial para otimizar processos, reduzir perdas e aumentar a rentabilidade. Uma gestão contábil eficiente permite o controle preciso de desperdícios, gorjetas, turnos e operações de delivery, transformando dados em decisões estratégicas que impactam diretamente no lucro do negócio.     Por que a contabilidade para bares e restaurantes é tão importante?   O que faz da contabilidade para bares e restaurantes diferente de outros negócios?   Quando falamos em contabilidade para bares e restaurantes, estamos lidando com especificidades que diferem de outros setores.  O fluxo de caixa é mais variável, há vendas por diferentes canais (consumo no local, take-away e delivery), insumos perecíveis, equipes que operam por turnos, gorjetas que podem impactar folha e remuneração.  Conforme aponta um artigo sobre o tema, esse segmento exige uma gestão contábil preparada para “fluxo de caixa variável, custos de alimentos e bebidas e tributação complexa”.   Quais benefícios a contabilidade especializada oferece ao seu bar ou restaurante?   A adoção de uma contabilidade voltada para bares e restaurantes traz benefícios tangíveis:   Maior clareza no fluxo de caixa, com entradas (venda local, delivery, eventos) e saídas (insumos, encargos trabalhistas, taxas de aplicativos) bem registradas. Controle de custos de insumos e desperdícios, o que aumenta a margem de lucro.  Conformidade tributária e trabalhista, especialmente no que toca gorjetas, encargos, folha e regime tributário. Decisões estratégicas melhores informadas, com base em relatórios contábeis e indicadores de performance.     Qual Regime Tributário Ideal para Bares e Restaurantes?   A escolha do regime tributário é um dos fatores mais estratégicos para bares e restaurantes, pois influencia diretamente o fluxo de caixa, a carga tributária e a rentabilidade do negócio.  Para pequenos e médios estabelecimentos, o Simples Nacional costuma ser a opção mais vantajosa, oferecendo alíquotas unificadas e simplificação no pagamento de impostos, o que facilita o planejamento financeiro.  Já empresas de maior porte podem se beneficiar do Lucro Presumido, que permite uma tributação baseada em um percentual fixo sobre a receita, trazendo previsibilidade para o caixa.  O Lucro Real é indicado para negócios com margens apertadas ou despesas elevadas, já que os tributos incidem sobre o lucro efetivo, podendo reduzir a carga tributária em cenários de baixa rentabilidade.  Uma contabilidade especializada auxilia na escolha do regime ideal e no acompanhamento do impacto de cada decisão tributária, garantindo que o fluxo de caixa permaneça saudável e evitando surpresas fiscais.     Como controlar desperdícios na contabilidade para bares e restaurantes?   No universo de bares e restaurantes, os desperdícios surgem de estoques mal gerenciados, compras em excesso, validade vencida, preparos incorretos.  Uma cartilha elaborada por ABRASEL destaca que “comprar bem”, “conferir recebimento” e “monitorar validade dos produtos” são medidas fundamentais para evitar perdas. Outro portal traz que “o mercado opera com uma média de perdas entre 10% e 18% nos estoques” se não houver controle   Como a contabilidade para bares e restaurantes pode ajudar no controle de desperdícios?   Fichas técnicas e precificação: registrar o custo real de cada prato ou bebida permite identificar desvios e perdas de insumos. Integração estoque-contábil: registrar entradas e saídas, associar cada item de estoque ao custo da venda, facilita auditoria e monitoramento constante. Relatórios periódicos de variação de estoque: permitem à Confirp identificar discrepâncias, propor melhorias e alertar sobre desvios críticos. Treinamento de equipe: muitas perdas ocorrem por operação mal executada ou falta de atenção nos recebimentos. É parte da governança que uma contabilidade robusta recomenda.      Qual o impacto desse controle no negócio?   Menos desperdício = menor custo = maior margem operacional. Ao reduzir as perdas dentro de um padrão aceitável, o bar ou restaurante pode ganhar fôlego para investir, ajustar preços ou desenvolver novos canais (como delivery).       Como contabilizar e controlar gorjetas na contabilidade para bares e restaurantes?   O que se deve saber sobre gorjetas em bares e restaurantes?   A contabilidade para bares e restaurantes precisa lidar com gorjetas de modo correto, pois essas implicam natureza remuneratória, incidência de encargos, e registro correto. Conforme documento sobre gorjetas: “as gorjetas, cobradas pelo empregador na nota de serviço ou oferecidas espontaneamente pelos clientes, integram a remuneração do empregado….”   Como fazer os lançamentos contábeis das gorjetas?   Segundo fórum contábil, o correto é: se a gorjeta for repassada integralmente ao empregado, registrá-la como passivo circulante (salários a pagar) e, ao ser paga, baixá-la. Para a Confirp, isso significa:   Garantir que a conta contábil esteja clara (“Gorjetas a Pagar” ou similar) Verificar folha e encargos (FGTS, férias, 13º salário) sobre o valor da gorjeta conforme legislação.   Qual vantagem de uma contabilidade especializada para o controle das gorjetas?   Evita autuações trabalhistas e fiscais por registro incorreto ou falta de transparência Permite analisar o impacto da gorjeta no custo da mão-de-obra e no resultado operacional Garante que a operação esteja ajustada à natureza jurídica da gorjeta e às exigências legais da CLT     Como controlar turnos e custos de mão-de-obra na contabilidade para bares e restaurantes?    Por que o controle de turnos é fundamental para bares e restaurantes?   Em bares e restaurantes, parte significativa dos custos está na mão-de-obra: cozinheiros, garçons, auxiliares, pessoal de limpeza, além de horas extras, turnos alternados, sazonalidade. A contabilidade para bares e restaurantes deve registrar corretamente essas variáveis para cálculo de custo por turno, analisar escalas e controlar encargos.   De que forma a contabilidade para bares e restaurantes auxilia no planejamento dos turnos?   Geração de relatórios de custo por hora ou por turno, permitindo que

Ler mais
CONFIRP
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.