A perspectiva de ganhar mais dinheiro com a restituição do Imposto de Renda pode levar os contribuintes a se organizarem com antecedência, em vez de deixar para pensar no assunto somente nos meses de março em abril.
_ A tão falada cultura do brasileiro de deixar o imposto de renda para última hora não tem apenas reflexo em erros que podem levar à malha fina, ela também tem como resultado a diminuição da restituição dos contribuintes. Existem ferramentas legais que fazem com que essa restituição seja muito maior _ explica Welinton Mota, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil.
As ações podem ser desde as mais simples, como guardar adequadamente todos os comprovantes de gastos com educação e saúde, até mesmo as mais sofisticadas como doações e realização de previdências privadas.
Nos casos de despesas médicas, odontológicas, instruções e pensões alimentícias judiciais, basta guardar adequadamente os documentos.
Para quem quer abater plano de previdência privada, é importante deixar claro que isso apenas poderá ocorrer quando é feito no modelo PGBL, em um limite de 12% do valor tributável total, antes de qualquer dedução. Também são dedutíveis do IR valores para quem já contribui para os sistemas previdenciários oficiais, como trabalhador do setor privado, autônomo ou funcionário público.
Fonte – ClicRBS
Saiba Mais
Imposto de Renda entra no Sped
Saiba o que fazer se ficar na Malha Fina
Ainda dá para aumentar restituição de Imposto de Renda para 2014