Gestão in foco

Confirp se renova para comemorar 31 anos

Uma empresa que, por 31 anos, só aprendeu a crescer e se destacar no mercado. Essa é a Confirp Consultoria Contábil, que atingiu um estágio que poucas empresas alcançam, se tornando referência em sua área de atuação.

confirp gestão capa

Seja cliente de uma das melhores contabilidades do país

Com uma história marcada por muito sucesso e inovação, hoje, a empresa se consolidou como uma referência no ramo de contabilidade, o que sempre foi um dos grandes objetivos de seu fundador, Reinaldo Domingos.

Para atingir esse estágio de crescimento, ele uniu forças com o seu irmão e sócio, Richard Domingos – atual diretor executivo –, e estabeleceram estratégias que mesclam pesados investimentos com um cuidado muito grande com os custos. Dessa forma, fizeram com que a empresa alcançasse uma saúde financeira invejada pelo mercado, o que permite atravessar períodos de crise, como a atual, sofrendo os mínimos impactos.

Mudanças como diferenciais

Atualmente, a empresa possui mais de 1.000 clientes e acaba de passar por uma total reformulação em sua sede, o que é fundamental para se consolidar ainda mais e garantir um diferencial de mercado.

“Muitas empresas observam a necessidade de mudança como um problema, o que ocasiona grande medo. Na Confirp, conseguimos inverter essa lógica; as mudanças são encaradas como oportunidades, por meio das quais nos mantemos na dianteira do mercado. Para isso, passamos por um constante processo de aprimoramento de nossas lideranças, para que todos compartilhem a mesma ideia”, ressalta Reinaldo Domingos.

A comprovação de que essa é uma postura que dá certo é que o próprio Reinaldo, hoje, não mais está à frente das decisões, e sim os líderes. “Atualmente, a minha função é mais consultiva, o que me deixa muito feliz, pois isso nasceu da certeza de que quem administra está totalmente capacitado para levar a empresa a alçar voos ainda maiores”, complementa.

Reforma da empresa

A ideia da necessidade de mudança é compartilhada por seu sócio Richard Domingos. “Hoje, temos uma tríade que se mostra fundamental em nosso crescimento: conhecimento, estratégia e inovação. Com essa base, sabemos que enfrentaremos qualquer dificuldade, tanto é que, em pleno período de crise, realizamos pesadas transformações em nossa sede. Estamos inovando em tecnologia (com o desenvolvimento de um aplicativo) e investindo em políticas de Recursos Humanos que proporcionem o melhor aos nossos colaboradores”.

Assim, para quem imagina uma empresa de contabilidade como sendo uma representação de algo antigo, terá um grande espanto com a Confirp, principalmente com a reforma, que proporcionou instalações comparadas a de grandes multinacionais para receber os clientes e proporcionar aos colaboradores um ambiente harmonioso de trabalho.

“Tudo foi preparado com acompanhamento de especialistas que trataram de criar um espaço diferenciado, que seja agradável, mas também adequado para a obtenção da melhor produtividade”, complementa o diretor executivo.

O processo não foi simples, pois toda a mudança ocorreu sem que pudessem ser paralisados os trabalhos. Para tanto, foi montada uma estratégia certeira. Dentre os pontos de destaque da obra estão a reformulação da área de alimentação em um restaurante aconchegante, salas de reuniões modernas e uma área de recreação, que prioriza o bem-estar dos colaboradores.

Com a reforma, a empresa busca destacar ainda mais as qualidades que a possibilitaram atingir um status de líder no mercado. Veja alguns pontos que a empresa trata como imprescindíveis para o crescimento:

Capital humano

A Confirp tem uma grande preocupação em formar profissionais qualificados, acreditando no constante treinamento e aperfeiçoamento, mas também se preocupa em desenvolver cidadãos comprometidos com o crescimento de todo o ambiente em que vivem.

Conhecimento

Entre nossos profissionais, possuímos especialistas nas mais diversas áreas do ramo Contábil, Fiscal, Trabalhista e Societário, que buscam dar respostas rápidas às demandas e mudanças do mundo contábil. Também oferecemos constantes treinamentos, internos e externos, que visam a qualificação dos participantes.

Tecnologia

A preocupação em fornecer a melhor e mais rápida resposta aos anseios dos clientes fez com que a empresa investisse pesadamente em uma estrutura de primeira linha de Tecnologia da Informação (TI), buscando o que há de mais inovador nessa área, adequando seus sistemas às exigências do mercado e possuindo uma área dedicada a esse atendimento.

Comunicação

De nada adianta possuir as melhores informações, se não forem utilizadas de forma adequada, por isso, a Confirp desenvolveu amplas ferramentas de comunicação (como site, informativos e revistas), que buscam fazer com que as informações cheguem ao cliente de forma acessível.

Atendimento

A satisfação do cliente é a nossa maior preocupação, por isso, treinamos os nossos colaboradores para que possam oferecer o melhor, da maneira mais ágil possível. Também possuímos uma estrutura própria sempre aberta para receber quem desejar conhecer a empresa.

Objetivos para o futuro

O futuro da Confirp continuará a ser o crescimento, de forma ainda mais estruturada. Tanto é que a empresa passou também por uma reestruturação de sua linguagem visual e de seu material de divulgação, bem como aprimoramento na área de Recursos Humanos e reavaliação de processo.

“Sabemos que possuímos um serviço diferenciado para a nossa área, mas isso não nos satisfaz, temos consciência de que podemos evoluir muito e surpreender cada vez mais nossos clientes, parceiros e colaboradores. É isso que iremos buscar, priorizando o respeito e a relação de ganha-ganha que sempre pautou nossa atuação”, completa Richard Domingos.

“Mesmo com um cenário cheio de incertezas, acreditamos muito no Brasil e, principalmente, em nossos empresários e administradores. Isso faz com que busquemos, diariamente, o aperfeiçoamento nos trabalhos, com o objetivo de surpreender nossos clientes e o mercado quando o assunto é contabilidade!”, ressalta o diretor executivo da empresa, Richard Domingos.

Um pouco da história

A empresa iniciou suas atividades em 1986, com apenas cinco pequenos clientes, que tinham em comum o fato de não estarem satisfeitos com suas contabilidades, o que, na verdade, era uma realidade de diversas empresas na época. No intuito de suprir essa necessidade e entregar um serviço de qualidade, o empreendedor Reinaldo Domingos vendeu o seu único bem – um Chevette velho – para dar início às atividades da Confirp.

Sua primeira preocupação era demonstrar que estava surgindo uma empresa realmente preocupada com seus clientes e não apenas mais um escritório contábil, frio e cartesiano, como era a grande maioria. Prova que atingiu esse objetivo é que o primeiro Coberturas Santo Amaro ainda é acompanhado de perto, com muito carinho, pelo presidente do Grupo Confirp, que realiza reuniões mensais com a proprietária Dona Branca.

Logo no início, a empresa já se mostrou inovadora, sendo dividida em três departamentos: Fiscal, Contábil e Trabalhista. Eram apenas três funcionários, que davam conta de atender algumas demandas do bairro Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo.

A empresa tinha como duas principais características o fato de ser humana e preocupada com as tendências de mercado, no qual o investimento em tecnologia se mostrava a melhor alternativa. Assim, com o passar do tempo, a empresa foi informatizando seus serviços. Em 1990, a companhia experimentou uma grande conquista: adquiriu sede própria, o que deu uma maior solidez e credibilidade perante os clientes, além de possibilitar investimentos em sua estrutura física, promovendo um melhor atendimento.

Outro diferencial foi se preocupar em investir em áreas que não eram usuais em contabilidades, como Recursos Humanos, Comunicação e Tecnologia. Em junho de 1997, a empresa mudou o processo de administração vertical para horizontal, enraizando mudanças profundas na base estrutural e administrativa, com participação do corpo de funcionários. Iniciou-se o desafio de tornar a empresa uma grande organização contábil, capaz de ser reconhecida como referência nas áreas de Contabilidade, Fiscal, Trabalhista e Societária, oferecendo soluções econômico-financeiras para seus clientes.

Em março de 1999, surge um novo marco em sua história: a mudança para a sua nova sede, maior e mais equipada, com 1.800m2 e uma infraestrutura capaz de acomodar seus colaboradores bem como seus clientes, a fim de proporcionar uma assessoria e consultoria diferenciadas de qualidade e confiabilidade.

Inovação em qualidade, tecnologia, estrutura e comunicação

Mas só crescer fisicamente não era o suficiente; para se diferenciar no mercado, eram necessárias outras ações, que direcionavam ao caminho da excelência dos serviços oferecidos. Então, a empresa foi pioneira na criação de uma área de qualidade que, em 2000, implantou o selo de qualidade ISO-2001.

No decorrer de sua história, a empresa também se consolidou nos meios de comunicação de todo o país como sendo uma das principais empresas formadora de opinião em relação a temas contábeis e tributários, graças a um relacionamento forte com os meios de comunicação e pelo profissionalismo que seus especialistas altamente capacitados apresentavam, com uma visão crítica do que falavam.

Um exemplo foi o fato de pautar os meios em relação às dificuldades que a implantação do regime tributário – conhecido por Simples Nacional – poderia trazer para as empresas. Os constantes posicionamentos contrários fizeram com que o debate fosse aberto e mudanças bastante interessantes fossem conquistadas.

A partir de 2007, em função do grande crescimento, a Confirp teve a percepção de uma nova necessidade, que era a de segmentar os trabalhos de acordo com o tamanho das empresas. Isso porque as empresas têm necessidades distintas em função de suas áreas de atuação ou mesmo de seu tamanho. Assim, os trabalhos foram personalizados ainda mais, dividindo a empresa nas áreas de Outsourcing, Insourcing e Small Business.

A área de Outsourcing é a que faz terceirização da área contábil de sua empresa em sua estrutura, é uma oportunidade para ganho em qualidade, foco no negócio, redução de custos, agilidade, segurança e qualidade nas informações para suas decisões gerenciais. A Confirp possui uma área especializada nesse serviço, com uma ampla expertise na realização de todos os processos contábeis, fiscais e trabalhistas.

Insourcing é a terceirização da área contábil da sua empresa para a realização dos trabalhos na estrutura física da Confirp. As demandas contábeis de sua empresa são realizadas por áreas especializadas, que são totalmente informatizadas, disponibilizando todas as informações eletronicamente.

Já a área de Small Business é responsável pelo atendimento personalizado dos clientes de comércio, consultoria, assessoria, prestação de serviços e daquelas que não possuem funcionários. Realiza trabalhos nos seguimentos contábil, fiscal e trabalhista. Entre em contato com nossa área comercial e saiba mais sobre essas opções.

Entretanto, a segmentação foi apenas um passo, ainda existia a necessidade de se adaptar a um mercado cada vez mais avançado, principalmente com a modernização das formas de entrega de dados contábeis e tributários para a Receita Federal. Para isso, a empresa se capacitou para a consultoria e o apoio na implantação de sistemas ERP’s, desenvolvendo um trabalho especializado para que seus clientes possam tomar as decisões gerenciais corretas e atender às novas exigências da legislação, como SPED Fiscal, Contábil e Nota Fiscal Eletrônica.

O investimento na área estrutural também se dá de forma intensa, tanto em relação as áreas de trabalho como à modernização do campo tecnológico. São pesados também os investimentos em máquinas, como é o caso dos mais modernos servidores. A empresa moderniza constantemente suas áreas de trabalho, buscando otimizar o espaço, harmonizar o ambiente e melhorar ainda mais as condições de trabalho dos colaboradores.

Compartilhe este post:

confirp gestao capa

Entre em contato!

Leia também: