Veja reportagem do Jornal da Globo realizada com auxílio da equipe Confirp e que foi ao ar na última sexta-feira (18), sobre a correria de declarar Imposto de Renda na última hora:
Mais da metade dos contribuintes ainda não fizeram a declaração do IR. Apenas 11,4 milhões de contribuintes já acertaram as contas com o Leão. É menos da metade do estimado pela Receita Federal.
Assista a matéria na íntegra no Jornal da Globo.
O prazo para declarar o Imposto de Renda termina no final do mês. Muita gente aproveitou o feriado para ficar em dia com a Receita.
A menos de duas semanas do prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda, nove funcionários de um escritório de São Paulo têm a missão de adiantar o serviço.
As declarações mais simples podem levar só 20 minutos, mas outras demoram dias para ficar prontas.
“As declarações mais difíceis são as que envolvem alienação de bens e direito, e também aquelas decorrentes de espólios, partilha, separações”, explica o contador Richard Domingos.
Nos últimos dias, as pilhas de pastas e documentos aumentaram muito. O escritório já enviou a Receita 450 declarações, mas o trabalho deles ainda está longe do fim. Muitos dos clientes ainda não entregaram a documentação. E alguns clientes atrasados foram cobrados no feriado mesmo.
Já a vida do contribuinte que preenche sozinho a declaração ficou um pouco mais fácil. A Receita aprimorou o aplicativo para smart phones e tablets, que permite o preenchimento do formulário e a entrega da declaração.
E para quem tem certificação digital, é possível ganhar tempo usando a declaração pré-preenchida no site da Receita.
Mesmo com a correria, mais da metade dos contribuintes ainda não entregou a declaração. Até agora, 11,4 milhões de contribuintes já acertaram as contas com o Leão. É menos da metade do estimado pela Receita Federal, que este ano espera receber 27 milhões de declarações de pessoas físicas.
O prazo de entrega termina no próximo dia (30). Quem não cumpri-lo, vai pagar multa de R$ 165, 74. A declaração é obrigatória para quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661, 70 no ano passado.
Fonte- Jornal da Globo