Gestão in foco

Como combater a ansiedade e a depressão

Que a crise vem afetando o dia a dia dos administradores e empresários, ninguém questiona, contudo, o que causa preocupação é que os reflexos podem se dar diretamente na saúde.

depressão

Para combater a depressão é preciso estar com o mínimo de preocupação! A Confirp lhe auxilia nisso!

Recente levantamento da clínica Med­-Rio Checkup, que realiza check­ups médicos em executivos e funcionários da alta gerência de grandes empresas do país, mostrou que, em 2015, se agravaram os casos de problemas de saúde relacionados ao estresse, como depressão, insônia e ansiedade, entre executivos, gerentes e empresários.

O fato é que aumentou em 37,5% o número de pacientes com depressão em 2015 em relação ao mesmo período do ano passado, em um levantamento realizado com 5.000 pacientes.

doencas-crise

A pesquisa apontou mais ocorrências de casos de insônia (alta de 19%), ansiedade (60%) e estresse (27,7%). O temor de perder o emprego e a dificuldade em resolver problemas de gestão fazem com que os funcionários estendam suas jornadas de trabalho e dediquem menos tempo à saúde.

Para consolidar essa situação, se tem a pesquisa da consultoria alemã GfK com 200 brasileiros, que indicou que as principais causas para o estresse são a exigência alta sobre si, a falta de sono e de tempo para fazer o que deseja, a quantidade insuficiente de dinheiro e a violência.

Mas o que fazer para combater a depressão?

Para fugir desses sintomas, muitos empresários partem logo para o uso de medicamentos pesados, como os calmantes e antidepressivos, o que acarreta vários riscos. Contudo, existem ações diferenciadas que devem ser buscadas para combater depressão e ansiedade sem medicamento.

A psiquiatra americana com vasta experiência em psicofarmacologia, Sheenie Ambadar, diz que seria muito fácil para ela “basear seus tratamentos exclusivamente em medicamentos psiquiátricos”. As medicações psiquiátricas têm ação rápida e ela as recomenda regularmente em seu consultório para tratar uma série de problemas que vão desde depressão e ansiedade a transtorno bipolar e insônia crônica.

Apesar disso, devemos estar sempre atentos a outras formas igualmente importantes para melhorar estas patologias diretamente ligadas ao humor e ao bem-estar. Alguns métodos são relacionados aos modos de pensar e comportamentos diários. Dentro deste contexto, Sheenie cita sete dicas preciosas para melhorar principalmente a depressão e ansiedade sem medicação.

  1. Limite seu tempo nas redes sociais virtuais

Quando as redes sociais são usadas como uma ferramenta ocasional para manter contato com amigos ou ficar no circuito social, pode ser uma distração útil. No entanto, quando são usadas para manter o controle constante sobre os outros ou para promover certa autoimagem, pode ter efeitos negativos, levando à insegurança, ciúmes, sentimentos errados de superioridade ou, alternativamente, sentimentos de inadequação. Limitar o tempo em sites de mídia social será uma das melhores coisas que você fará para sua saúde mental.

  1. Pare de viver a vida de alguém

Muitas vezes, a depressão ocorre quando acordamos um dia e percebemos que não estamos vivendo nossos sonhos, e sim tentando agradar nossos pais, cônjuge, filhos ou amigos. Sua vida é sua. Você é o único criador ou destruidor dela, mais ninguém. Se você precisa estabelecer limites ou desgarrar de certas influências negativas na sua vida, que assim seja. Desenvolver a coragem de seguir a nossa própria estrela-guia pessoal levanta a autoestima e reduz a sensação de estar preso.

  1. Escreva sempre que puder

Manter um diário privado ou um registro por escrito de seus pensamentos pode ser uma das maneiras mais eficazes de lidar com transtornos de humor. O simples ato de escrever nossos pensamentos e sentimentos pode servir como uma catarse profunda e é especialmente útil se temos dificuldade de nos expressar verbalmente. Muitas vezes, nos sentimos melhor e menos estressados após uma triagem sistemática de nossas emoções na página escrita.

  1. Pare de se comparar aos outros

Compararmo-nos a outras pessoas é uma das maneiras mais rápidas para agravar a depressão e ansiedade. Claro que isso pode, às vezes, nos motivar a trabalhar mais, porém, na maioria dos casos, não é o que acontece. Esta comparação é desnecessária e um tremendo desperdício de tempo e energia. O vizinho ou amigo que você inveja por seu carro de luxo ou uma casa enorme ou corpo perfeito tem tantos problemas quanto você (se não mais). Tente se concentrar em si mesmo, na sua própria melhoria, na sua própria vida.

  1. Converse com as pessoas, com qualquer um

Muitos pacientes deprimidos se sentem solitários, sozinhos e sem amor. Por vezes, passam dias ou mesmo semanas sem ter uma conversa com outro ser humano. Este grau de isolamento agrava exponencialmente o humor. O simples ato de falar com outra pessoa, de abrir a boca e deixar que as palavras saiam, pode melhorar o humor instantaneamente. Diga “oi” para o funcionário amigável do supermercado ou cumprimente alguém no ônibus. Provavelmente, você se sentirá melhor!

  1. Tenha sempre um objetivo, uma meta

Realmente não importa se você tem um objetivo pequeno ou grande, o importante é ter. Uma vida vagando sem rumo e sem propósito cria uma sensação de desconforto e frustração, contribuindo significativamente para sentimentos negativos. Mesmo um objetivo tão simples como “eu quero perder quatro quilos em dois meses” é uma ótima maneira de botar para fora a tristeza. Se você se dedicar a algo que tem significado pessoal para você, sua vida terá mais sentido e foco. Escolha metas alcançáveis e fáceis de conquistar e observe a elevação do seu humor em pouco tempo.

  1. Tire um tempo só para você

As pessoas que reservam um tempo para si por dia ou por semana, seja por meio da prática de meditação ou yoga, leitura de um bom livro, realização de uma oração diária ou mesmo de um banho quente demorado, muitas vezes, se sentem mais calmas, em paz consigo mesmas e com o mundo.

Este “tempo”, mesmo que seja apenas 15 minutos por dia, pode impedir que as dificuldades diárias e disputas mesquinhas da vida te derrubem, ajudando a manter o controle sobre sua vida.

Fonte: huffingtonpost.com

 

Compartilhe este post:

depressao

Entre em contato!

Leia também: