Malha Fina – Muitas pessoas se assustaram por não terem sido incluídas no sétimo e último lote do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), divulgado na segunda-feira 16 pela Receita Federal.
O motivo: é quase certo que elas caíram na malha fina. Em 2013, 711,3 mil declarações foram retidas pela Receita, um crescimento de 18% em relação ao ano anterior.
“O aumento se deve ao número maior de contribuintes que estão entregando a declaração”, diz Raimundo Eloi de Carvalho, coordenador de previsão e análise da Receita Federal. A omissão de rendimentos foi o principal erro detectado pelo Fisco, representando 53% do total de declarações com problemas. “Cair na malha fina não significa que a declaração está errada e que o contribuinte vai receber uma multa”, diz Richard Domingos, diretor-executivo da Confirp Contabilidade. “Pode ser apenas uma informação inconsistente que precisa da apresentação de documentos. Se for esse o caso, é importante agendar uma visita o quanto antes a uma unidade da Receita Federal.”