Entre as diversas áreas de atuação na terceirização contábil, temos a contabilidade gerencial, tendência entre as empresas e vem elevando os níveis de lucratividade e faturamento dos negócios.
Por isso, esse segmento está em crescimento e cada vez mais pessoas buscam conhecer esse processo.
Desse modo, entenda melhor como funciona a contabilidade gerencial e qual a sua importância no escritório de contabilidade.
O que é a contabilidade gerencial?
A contabilidade gerencial é uma estratégia que busca analisar e mensurar as informações contábeis e financeiras, ou seja, é uma assessoria contábil que verifica a gestão, planejamento e o controle do negócio.
Nesse sentido, o objetivo está em assegurar o uso correto dos recursos, portanto, pode ser definida como um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, por exemplo, financeira, custo e análise de demonstração, oferecendo informações valiosas para os gestores.
Pode ser encontrada em escritório de contabilidade em SP e outras regiões, ajudando na realização de relatórios, planilhas e o fornecimento de ferramentas para análise da situação financeira da empresa.
Além disso, a contabilidade gerencial consegue realizar o planejamento do negócio, permitindo que seja possível ter uma visão completa de todas as ações praticadas na organização.
Leia também:
- 7 Serviços Contábeis Prestados por um Escritório Contábil
- Objetivos da Contabilidade: entenda tudo sobre a contabilidade
- Contabilidade Para Empresa Offshore: Entenda a Importância
Quem são os profissionais da contabilidade gerencial?
As informações e dados oferecidos pela contabilidade gerencial não são importantes apenas para administradores ou gestores, outros colaboradores necessitam desses documentos, assim, são chamados usuários da contabilidade gerencial.
Desse modo, esse grupo pode ser dividido em duas categorias: usuários externos e internos. Em um escritório de contabilidade em São Paulo, por exemplo, o primeiro seria as pessoas que fazem parte do quadro societário, mas tem interesses nos demonstrativos.
Assim, se enquadram nessa categoria os bancos, investidores, credores ou os fornecedores da empresa.
Por outro lado, os internos são os administradores e gestores que precisam das informações financeiras e contábeis para as tomadas de decisão.
Qual a importância da contabilidade gerencial?
O principal objetivo da contabilidade gerencial é reunir mais informações para o planejamento das ações, ou seja, oferece dados que podem facilitar a assessoria tributária e contábil da empresa.
Além disso, é fundamental para auxiliar os gestores e administradores na avaliação da organização, oferecendo ferramentas que podem ajudar nessas ações.
Outro benefício está na apuração das informações prestadas a fiscalização tributária e aos órgãos de arrecadação.
A Confirp é uma empresa que oferece um novo conceito de contabilidade, unindo o que há de mais moderno com a credibilidade e qualidade do atendimento.
Entre em contato e faça parte desse time!